Como diz o ditado, de onde não se espera grande coisa, aí
mesmo que não sai nada.
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O ministro do Dançando na Chuva, lança um arrojado programa
de milhões de vagas que deverão ser supridas pelas Universidades Privadas a custa
dos próprios alunos, com um detalhe, lança um programa em que o próprio nem
está escrito como ele será.
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Coloca uma série de palavras como “Gestão e Resultados”, “Articulação
e Fortalecimento” e “Inovação e Empreendedorismo”, além destas palavras e um
papo que mais parece uma palestra de motivação profissional quando se procura
na página do MEC o que significa e como será processado na prática esses itens
ao se clicar nos hyperlinks aparece mensagens como “Ooops… Erro 404 Desculpe,
mas a página que você está procurando não existe”, ou também retorna-se a página
que estava o link quando não aparece uma propaganda da empresa contratada pelo
Ministro que está fazendo a página.
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O programa é tão furado que quanto se procura a normalização
do mesmo está escrito “Para tanto, o Ministério da Educação publicou a
Portaria nº xx, de xx de setembro de 2019 (inserir o número da portaria que
será publicada)....”. Ou seja, a empresa que foi contratada recebeu a mensagem
“inserir o número da portaria que será publicada” e remete a normalização a
portatia xx de xx de setembro que deveria ser publicada em setembro e em
outubro parece que ela ainda não existe.
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Além de toda a incompetência tanto do ministro como da sua
equipe e contratados, temos que entender o que é este programa, e para entendê-lo
não é necessária muita imaginação, é só estar atualizado com as picaretagens
dos cursos técnicos das universidades privadas de terceira linha, pois então
vamos a realidade.
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Nos últimos anos as universidades privadas estão lançando
uma série de cursos sem pé nem cabeça, que “(de)formam” milhares de técnicos de
nível superior que são feitos na base de cuspe e giz, ou seja, um curso técnico
de nível superior, feito da forma correta, tem que necessariamente ter laboratórios
dos mais diversos tipos e professores treinados em cada área. O que as
universidades “privadas”, o nome privada serve também neste caso para referir um
equipamento empregado nos banheiros e a proximidade dos dois sentidos não está
muito longe. Bem estes cursos na sua imensa maioria não tem a mínima
infraestrutura de laboratórios e os professores saltam de uma disciplina a
outra conforme a necessidade das “empresas privadas de ensino” e quando começam
a ganhar mais experiência são substituídos por mais novos, inexperientes e mais
baratos.
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Além de tudo isto, há uma previsão do ensino a distância,
que mostra a irresponsabilidade do programa, pois as aulas “práticas” são substituídas
por simulações enviadas pelos professores que não dão a mínima experiência
profissional.
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O programa do MEC esconde uma nova picaretagem, a
atualização do “Catálogo Nacional de Cursos Técnicos”. O que está
previsto para isto? Simplesmente a aceitação de nomes criativos e atrativos de
cursos técnicos que serão verdadeiras ratoeiras para os infelizes que ficarem
seduzidos pelo nome e pela propaganda das “empresas de ensino”.
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Para dar uma ideia como a sugestão de picaretagem vai longe,
na propaganda do programa do MEC aparece por exemplo a seguinte frase “Destacam-se,
nas previsões desse estudo, funções significativamente baseadas no uso de
tecnologias digitais, tais como aquelas relacionadas a inteligência
artificial e aprendizagem de máquina, big data, automação de
processos, segurança da informação, experiência do usuário, design de
interação homem-máquina, robótica, entre outras.” Imaginem o aluno
formado a distância em inteligência artificial ou design de interação
homem-máquina ou ainda robótica, num cursinho de baixo custo a distância
sem laboratório e sem professores que realmente entendam do assunto.
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Realmente, da cabeça de um ministro que tem se notabilizado em
apresentações patéticas na Internet escrevendo no Twitter coisas sem a mínima
noção, realmente o que pode sair é o que se encontra nas privadas.
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