Talvez os inimigos do obscurantismo que reinou livre e sem
oposição durante todo um período da
nossa história através de vídeos colocados
no YouTube, Facebook, Watts-App e outros aplicativos periféricos só nos últimos
dois anos têm sido combatido exatamente nas mesmas mídias.
Por muito tempo, estas mentes obscurantistas, simplesmente
usaram e abusaram de notícias mentirosas (que é o verdadeiro nome para a
palavra “fake News”), tornando estas mídias visuais um verdadeiro esgoto.
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Exatamente por estas mídias serem dominadas por mentiras e
serem um verdadeiro esgoto putrefato a céu aberto, a imensa maioria dos setores
de esquerda, modernamente chamados de setores progressistas, se negavam a
utilizar estas ferramentas para não serem confundidos como mentirosos, pois
numa negação extremamente tosca culpavam a mídia pela má mensagem que ela
propagava e não culpava quem produzia todo este esgoto.
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Com os processos políticos de Trump, do Brexit e no Brasil de
Bolsonaro, foi quase uma surpresa para produtores de conteúdos escritos de
esquerda, que ficaram isolados numa bolha de quem tem o hábito de ler artigos
de jornais ou revistas, continuaram em suas bolhas que ampliadas por produções
coletivas como o próprio GGN e outros (Fórum, DCM e centenas de blogs), porque tinham
medo de perder o protagonismo e o controle na divulgação de seus pontos de
vista melhores estruturados e mais bem embasados sujeitos a críticas de pessoas
mais intelectualizadas.
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Como os divulgadores de opiniões e fatos mais com um viés
racional, se deram conta que por mais bem estruturados e mais bem elaborados
viram que a sua ação racional estava simplesmente sendo vencida pelos
produtores de esgoto da extrema-direita, passou-se a uma reação de diversos produtores
de conteúdo dos setores, que chamaremos genericamente de progressistas, nas
mídias visuais.
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Porém esta produção de conteúdo progressista, começou na
maioria dos casos, exceto honrosas exceções, num primarismo de mesma
característica dos produtores de notícias mentirosas sem utilizar o mais
importante que exatamente as mentes progressistas possuem, a capacidade de
roteirizar e colocar de forma lógica assuntos que darão combate as produções de
esgoto da extrema-direita.
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Chamo atenção para esta última frase, pois os
produtores de conteúdo progressista têm que entender que a linguagem em termos
de imagem do esgoto das mídias visuais, não precisam ser necessariamente copiadas
por alguém que domina a palavra escrita.
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O que estou dizendo com o parágrafo anterior, estou dizendo
que assim como os roteiristas norte-americanos do tempo do Macartismo, Hollywood
utilizou de forma velada e até ilegal para as repressão da época, os antigos
roteiristas de esquerda que eram proibidos de trabalhar na indústria cinematográfica
daquele país, e no momento que diminuíram estes roteiristas e as imposições
ideológicas ficaram mais efetivas, simplesmente o mercado internacional começou
a balançar na direção de produções europeias que não tinham estas restrições.
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Coloquei a indústria cinematográfica em evidência, pois é a
prova que mesmo em produções visuais é necessário o que abunda no setor
progressista e é um deserto na extrema-direita, a capacidade de roteirizar e
criar textos com cuidado e recursos visuais que se transladado a imagem,
produzida profissionalmente ganhará uma batalha que é impossível dos setores
progressistas perderem, a batalha da inteligência aliada com a verdade e com a
qualidade gráfica.
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Vamos dar mais um exemplo clássico da inteligência de
esquerda vencendo um mar de ignorância através da capacidade de roteirizar
produções visuais. O grande cineasta de esquerda japonês Akira Kurosawa,
simplesmente com seu filme Os sete samurais, que foi inspiração ou mesmo cópia
deslavada de produtores ocidentais, marcou não só pelo enredo desenvolvido, mas
também pelas tomadas que foram anteriormente cuidadosamente detalhadas e
desenhadas pelo grande Kurosawa.
Ou seja, quando o filme começou a ser rodado,
assim como outras obras deste gênio da cinematografia, nada era ao acaso, não
era uma ideia na cabeça e uma câmera na mão, era toda a estrutura detalhada
para se transformar em imagem.
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Talvez somente o cinema nazista de extrema-direita conseguiu
criar obras impactantes nas mão de Leni Riefenstahl com um orçamento e apoio do
governo nazista, conseguiu no seus filmes como o Triunfo da Vontade conseguiu
criar um documentário de propaganda com qualidade artística, porém mesmo o
filme de Leni poderia ser adaptado para qualquer político de qualquer tendência,
ou seja, sua estática era o que importava não o conteúdo.
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Coloquei toda esta explicação sobre cinema simplesmente para
chamar atenção que a batalha não está perdida, por um simples motivo, para
evoluirmos em termos de ocupação do espaço nas chamadas redes sociais e principalmente
nas redes sociais com imagem, as pessoas mais a esquerda tem uma vantagem que
dificilmente será ultrapassada pela extrema-direita, a capacidade de estruturar
roteiros de pequenos vídeos com começo, meio e fim e além disto, roteiros falando
a verdade.
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Parece pretensão da esquerda, porém se abandonarmos os
esquemas batidos pela própria extrema-direita de ir a frente de uma câmera e
ficarmos uma cansativa hora despejando conteúdo sem a mínima estruturação clara,
só opinião, o jogo se torna um jogo de bolhas, é necessário a produção clara de
conteúdo, até utilizando recursos gráficos mais atraentes que mostre um
raciocínio linear, baseado em conceitos, conclamando as pessoas pesquisarem na
própria Internet atrás de documentos oficiais e credíveis para dar consistência
à apresentação. Ou seja, fazer como os mestres do cinema, do Kurosawa retirar a
improvisação nas imagens, e de qualquer bom produtor de propagandas ter mais
cuidado na estética de apresentação do conteúdo.
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Vamos a luta (quem tem capacidade para isto) pois a melhor
imagem depende da capacidade de escrever
o conteúdo.
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